Flordelis perde em disputa musical na cadeia e diz: ‘Sou referência no Brasil e no mundo’

O tempo parece ter parado para a ex-deputada federal, cantora gospel e pastora Flordelis dos Santos, de 63 anos, condenada a 50 anos de prisão pelo assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo. Presa desde agosto de 2021, Flordelis continua negando ter planejado o crime com a participação de filhos biológicos e adotivos. Ontem, ao participar do concurso “Voz da Liberdade”, promovido pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), foi uma das 17 finalistas, mas não venceu.

Visivelmente frustrada, afirmou que a derrota não a abalou. Em entrevista ao GLOBO, disse que ainda se considera uma referência como cantora gospel e pastora, acrescentando que recebe cartas de apoio “do Brasil e do mundo”. Sobre a vida na prisão, confessou estar enfrentando dificuldades:

— Viver aprisionada é muito ruim. Difícil. Tomo muitos remédios aqui, mas sou muito apoiada pelas detentas e pela administração do presídio. Sinto que sou tratada como todas as outras internas. Faço parte do coral e não abro mão de cantar. É minha essência, está no meu DNA. Agora, aguardo um novo júri.

Questionada sobre seu relacionamento com o produtor cultural Allan Soares, de 25 anos, Flordelis confirmou que continuam juntos. Segundo ela, Allan foi uma sugestão de sua psiquiatra como apoio durante um episódio de depressão após sua prisão.

Flordelis divide cela na Penitenciária Talavera Bruce, em Bangu, Zona Oeste do Rio, com sua filha Simone dos Santos Rodrigues. Ambas estão na ala conhecida como “seguro”, destinada a detentas com comorbidades. Flordelis tem problemas cardíacos, enquanto Simone está em tratamento contra o câncer. Apesar de afirmar que a filha cuida dela, Flordelis lamenta a situação:

— Nenhuma mãe desejaria estar presa com a filha, mesmo recebendo o melhor tratamento. Qualquer mãe preferiria estar no lugar do filho.

Wemilly Moraes