A melhor forma de se proteger contra a Covid-19 é completar o esquema de vacinação contra a doença. No caso das pessoas dos grupos de risco de agravamento da doença os cuidados devem ser redobrados. Além disso, pessoas com sintomas gripais devem fazer o uso de máscara para reduzir o contágio.
Alguns públicos precisam estar ainda mais atentos. A doença ainda pode trazer complicações sérias, e a vacina continua sendo a maior aliada.
Confira a lista de quem deve tomar a vacina contra a Covid-19
Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias: estão disponíveis Moderna (duas doses com intervalo de quatro semanas) e Pfizer (três doses com intervalo de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª e de oito semanas entre a 2ªe a 3ª dose).
Pessoas com 60 anos ou mais: uma dose a cada seis meses
Gestantes: uma dose a cada gestação
Pessoas acima de 5 anos que não tomaram nenhuma dose: uma dose
Pessoas imunocomprometidas: uma dose a cada seis meses
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas, trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência permanente e/ou com comorbidades; pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua: uma dose por ano.
Se você já completou o esquema vacinal e não faz parte dos grupos especiais, não é necessário tomar doses periódicas.
Veja as Salas de Vacinação da Rede Estadual
Policlínicas da Cidade Operária, Vila Luizão e Vinhais
Hospital Dr. Genésio Rêgo e Aquiles Lisboa
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS)