Ações de auxílio aos municípios afetados pelas chuvas são reforçados no MA

Defesa Civil do Maranhão tem prestado orientação a população afetada pelas chuvas 

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) está seguindo diretrizes do governador Carlos Brandão em auxiliar os afetados pelas chuvas, com isso aumentou o efetivo destinado às ações humanitárias. O apoio aos municípios são realizadas a partir de estratégias do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV) envolvendo vários órgãos da administração estadual.

As chuvas no estado afetaram 14.971 famílias, 339 ficaram desabrigadas e 345 foram desalojadas. De acordo com o Comando Geral do CBMMA, 120 resgatistas, foram dedicados aos salvamentos das famílias.

O coronel Célio Roberto, comandante-geral do CBMMA, relatou que as ações humanitárias incluem a colaboração das secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Desenvolvimento Social (Sedes).

“Nós reforçamos o nosso efetivo para enviar auxílio a esses municípios que estão passando por essa crise, enquanto as secretarias estão se mobilizando, dentro das suas competências, para a ajuda humanitária. A exemplo, eu cito a Sedes, que está providenciando as refeições por meio dos Restaurantes Populares, cestas básicas e colchões. A SES, por sua vez, está providenciando equipes para atuarem na prevenção de doenças que podem surgir após contato com a água”, afirmou o coronel.

O decreto de emergência foi assinado pelo governador Carlos Brandão, na última sexta-feira (17).

A restauração da segurança e da saúde pelo governo do Maranhão, tem garantido que as famílias saibam lidar com as consequências dos últimos eventos com todo apoio necessário.