Dicas de como organizar o banheiro e os itens que você não deve guardar nele

O banheiro é um dos principais cômodos da casa, além de precisar de limpeza diariamente, o local também é responsável por acumular bagunça. Produtos de higiene pessoal, toalhas, acessórios, são vários os itens que guardamos no banheiro, o que contribui, ainda mais, com a desordem do espaço e, consequentemente, com a aparição de pó e impurezas no local.

Apesar de parecer um trabalho árduo, a organização do banheiro não é! Com dicas fáceis de decoração, o banheiro pode se manter organizado por muito mais tempo.

Use prateleiras: ao invés de armazenar as toalhas e produtos de higiene nos armários, por exemplo, uma ideia bastante simples é utilizar prateleiras. Assim, fica mais fácil organizar esses produtos sobre elas, além de deixar o banheiro com aparência de moderno e bem cuidado. Outra opção é optar por nichos, que também são organizadores que ajudam a decorar o espaço.

Ganchinhos na parede: apesar de ser um item que muitas pessoas preferem vetar do cômodo, por acharem que irá poluir visualmente ou deixar o espaço ainda mais bagunçado, é interessante instalar esses ganchos atrás das portas ou em paredes do banheiro. Além de otimizar o espaço, já que dá para pendurar peças de roupas ou toalhas, para que assim não fiquem espalhadas pela casa.

Cestos de roupas: se o banheiro tiver espaço sobrando, procure colocar um cesto destinado às roupas sujas. Pois assim, evita que as roupas fiquem espalhadas em cima da cama e melhora a visibilidade para identificar quando levar essas peças para a máquina de lavar. O cesto pode ficar atrás da porta do banheiro, ao lado do box do chuveiro ou até mesmo embaixo da pia (se houver espaço).

Kit de organização: para facilitar ainda mais na hora de armazenar os produtos e acessórios, o indicado é utilizar caixinhas de organização para guardar produtos de reposição para higiene pessoal, além de potinhos para guardar cotonetes, algodão, pastas e escovas de dente e outros produtos que possam ser armazenados no armário, de forma que não embolorem ou fiquem úmidos. Você pode deixá-los sobre a pia do banheiro ou organizá-los todos em uma prateleira ou armário.

Cestas e ganchos: essas ferramentas são indicadas para organizar os acessórios maiores como o secador e a chapinha, por exemplo. Neste caso, instale-os do lado de espelho, assim você os terá sempre ao alcance das mãos.

Box do banheiro: neste espaço, invista em nichos e ganchos para organizar os produtos de uso diário: shampoos, condicionadores e sabonetes. Procure manter cada coisa em seu lugar.

Prateleiras são opções versáteis e fáceis de instalar no banheiro, facilitando o armazenamento de itens que precisam de arejamento

 

Itens que não devem ficar no banheiro

Alguns itens não deveriam ficar no banheiro, mas é comum encontrar quem guarde-os lá. No entanto, todo cuidado com o armazenamento desses acessórios (citados abaixo) é pouco, já que a proliferação de bactérias e acúmulo de sujeiras são mais propensos no banheiro. Os itens que não devem ficar no banheiro são objetos simples e vão te impressionar. Confira:

Maquiagem: não é recomendado armazenar os itens da maquiagem no banheiro, pois a umidade acaba alterando as características de produtos como pó, blush, base e sombra. Até mesmo os pincéis podem sofrer com a umidade constante e ficarem embolorados. Uma dica é guardar esses itens em local seco e arejado como em uma caixinha específica no quarto ou em cima da penteadeira.

Remédios: jamais armazene qualquer tipo de medicamentos dentro do banheiro. Isso porque, a umidade pode acabar alterando as características deles, principalmente das cápsulas e comprimidos. O ideal é guardá-los em local seco e arejado.

Perfumes: a combinação da umidade e variação das temperaturas pode causar alterações nos perfumes. Por isso, o produto precisa ser alocado também em locais arejados e seco, um exemplo de espaço é a cômoda do quarto.

Secador e chapinha: se você tem o costume de guardar o secador e a chapinha dentro do banheiro… Pare imediatamente! Se armazenados em armários e locais com pouca entrada de ar, como acontece neste cômodo, eles podem sofrer com a umidade constante, ocasionando a ferrugem dos aparelhos.

Toalhas: ao invés de deixar as toalhas secando dentro do banheiro, priorize deixar as peças no varal logo após o uso, para evitar o bolor no tecido. Para guardar as toalhas limpas e secas, o ideal é organizá-las em uma caixa de madeira ou de plástico que fiquem em um espaço bem arejado como a lavandeira, a toalha fica seca bem mais rápido para o uso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

G1.com