Em audiência, ministro dos Direitos Humanos de Lula defende ‘descriminalização das drogas’

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, afirmou, em audiência na Câmara dos Deputados na quarta-feira (12), ser favorável à descriminalização das drogas para combater o crime organizado no país.

A fala foi proferida na Comissão de Segurança Pública da Câmara. Silvio disse, entre outras coisas, que o uso das drogas é “um problema de saúde pública, e não de natureza criminal”.

No entanto, fez questão de frisar que ainda não há um posicionamento específico do governo federal quanto a esse tema, e que suas afirmações tratam de algo pessoal.

— Não há nenhum direcionamento do governo em relação a esse tema, mas eu tenho uma opinião, que é uma opinião minha, pessoal e que está baseada em ampla literatura sobre o tema e experiências internacionais sobre a descriminalização das drogas — explicou o ministro.

Ainda durante o discurso, Almeida pontuou que a descriminalização das drogas não iria diminuir a criminalidade. Ainda assim, seguiu na defesa do tema.

— A legalização das drogas não vai permitir que esses criminosos deixem de praticar outros crimes, porque eles têm uma personalidade ligada o crime — reiterou.

 

 

 

 

 

 

 

Wemilly Moraes