Fhop Music conquista o Top 5 das mais ouvidas do ano

Pode-se dizer que o ano de 2024 teve um nome na cena gospel que se destacou em diferentes plataformas do streaming: o Fhop Music. Considerado um grupo congregacional de adoração, Fhop é uma continuidade da Florianópolis House of Prayer (FHOP), igreja e casa de oração, que declara como missão colocar Cristo no centro da adoração, por meio de canções espontâneas e profundamente enraizadas nas Escrituras.

A música “Tu És + Águas Purificadoras”, do álbum “Boa Parte”, foi lançada em 1° de janeiro e alcançou marcas inéditas para o grupo já no mês de lançamento, superando sucessos de diferentes gêneros da música brasileira e emplacando o Viral 50 Brasil do Spotify. A faixa é cantada pelo casal Hamilton Rabelo, pastor da Fhop, e Débora, sua esposa, integrantes do grupo. Os autores da canção são Eliaquim Benedito, Ester Carvalho, Isabele de Souza, Matheus Santana, Patrick Leonardo, Sara Lima e Vinicius Santos.

O ministério revelou ter tido uma boa surpresa no ano, ao ver suas canções alcançarem lugares que eles nunca imaginaram. “Nunca achamos que as canções poderiam tomar a proporção que tomaram mas, como qualquer artista, gostaríamos que o maior número de pessoas ouvisse. No entanto, mantemos o pé no chão e entendemos que até dentro da música gospel carregamos uma mensagem muito específica. Foi uma grande surpresa ver as canções tomando esse impacto no país e fora dele”, comentou Emi Sousa, vocalista do Fhop Music ao lado de Ellen D’ Karla, Gabriela Laranjo, Caio Freitas, Hamilton Rabelo, Débora Rabelo e Patrick Leonardo.

Neste mês de novembro, o Fhop alcançou a posição número um entre as músicas mais ouvidas da playlist gospel da Deezer. Mas o sucesso, uma consequência do ano que consolidou o grupo entre os mais executados nos streamings, não se traduziu apenas nessa marca: no mês de agosto, alcançou o 93° lugar no Hot 100 da Billboard Brasil.

Ao falar sobre a repercussão de “Tu És + Águas Purificadoras”, o grupo explicou que o grande diferencial da canção é trazer uma mensagem bíblica consolidada. “É uma passagem bíblica muito conhecida, ainda mais quando se trata de um personagem bíblico com o qual as pessoas se identificam. Estamos falando da mulher samaritana que está diante do poço e Jesus a encontra no meio do caminho e oferece uma água que sacia a sua sede, principalmente a da alma. Quando a gente fala de música que carrega uma mensagem bíblica e que tem o intuito de fortalecer a Igreja de Cristo, tem muito a mão de Deus nisso, em que Ele decide destacar uma mensagem para o tempo em que estamos vivendo”, completou Emi.

O álbum “Boa Parte” é o 12° da discografia do Fhop Music, que está na estrada desde 2016 e já emplacou músicas como “Ruja o Leão”, “Colossenses e Suas Linhas de Amor” e “Os Que Olham Para Ti”. Mas nada se compara às marcas atuais e ao impacto notável nas plataformas digitais, que registram 250 milhões de streamings e 3,3 milhões de ouvintes mensais no Spotify, além de mais de 400 milhões de views no YouTube, consolidando o alcance da mensagem transmitida pelo grupo no ano.

Outra música do Fhop que se destacou é a faixa-título do álbum, “Boa Parte”, que também acumula milhões de views nas plataformas de música e emplacou o top 10 da playlist gospel da Deezer em junho. Quando perguntados sobre o segredo das canções, eles ressaltaram que existe uma cultura de composição na comunidade Fhop.

“A Fhop Music surgiu para registrar as canções que estavam nascendo a partir da nossa sala de oração, um ambiente onde os participantes cantam a Bíblia diariamente e acabam surgindo coros e letras espontâneas”, explicam. Assim, no ano de 2016 surgiu a ideia de começarem a gravação desses álbuns.

“A maioria das canções surge na sala de oração. Há três veículos por meio dos quais surgem as canções”, eles explicam. “Os indivíduos, que são líderes de louvor da comunidade; a sala de oração, que acontece de forma corriqueira ao longo da semana, quando estudamos e cantamos a Bíblia diariamente; e temos os acampamentos de composição, que são braços fortes do nosso ministério e de onde acabam nascendo canções a partir de conversas e reflexões sobre a Palavra de Deus. Temos acampamentos internos, voltados para os participantes do ministério de louvor da igreja, e acampamentos abertos para pessoas que queiram se desenvolver na arte de compor sob a Palavra de Deus”. O grupo acrescenta que há ainda casos como o da música ‘Uma Vez’, que surgiu de forma individual a partir da inspiração de um dos seus integrantes.

Sobre os planos para o próximo ano, eles afirmam existir o desejo de gravar um próximo projeto, mas destacam que cada álbum carrega uma história, “pois o primeiro impacto precisa ser vivenciado internamente”, dentro da comunidade da Igreja Fhop. Na visão do grupo, o novo projeto deve reunir a essência do ministério e ter um caráter mais “caseiro”. Eles também revelaram que estão preparando algo inédito para o Natal do próximo ano e que o público pode ficar atento a isso em 2025.

“Nossa missão é levar a Palavra em forma de teologia cantada, pois como igreja e ministério, temos uma mensagem que carregamos sobre o lugar de oração e a volta de Cristo e entendemos nosso papel como sendo uma voz no mundo artístico para propagar a Mensagem por meio de canções”, finalizam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunhão