Itens de cozinha que acumulam ainda mais bactérias

A cozinha é o coração da casa, mas também pode ser um dos ambientes mais propensos ao acúmulo de germes e bactérias. Enquanto o rodinho de pia é conhecido por ser um dos itens mais contaminados, há outros objetos do dia a dia que podem acumular ainda mais sujeira do que você imagina. Descubra quais são esses itens e como mantê-los limpos para garantir uma cozinha mais higiênica e segura.

1- Esponja de lavar louça

Ela acumula germes e bactérias porque está constantemente úmida e em contato com restos de comida, tornando um ambiente perfeito para o crescimento de bactérias. Para evitar, troque a esponja regularmente, lave-a com água quente e sabão após o uso e, se possível, higienize-a no micro-ondas ou em água fervente.

2- Escorredor de pratos

O acúmulo de água e restos de alimentos pode favorecer a proliferação de mofo e bactérias. Uma boa alternativa para evitar é lavar o escorredor semanalmente com água e sabão e mantenha-o seco.

3- Tábua de cortes

Fendas e arranhões na superfície retêm restos de alimentos, especialmente carne crua, que pode conter bactérias nocivas. Use tábuas diferentes para alimentos crus e cozidos, e higienize-as com água quente e vinagre ou desinfetante.

4- Pano de prato

Usado para secar mãos, louças e superfícies, ele pode reter umidade e bactérias. Troque o pano de prato diariamente e lave-o em água quente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tudo Gostoso