Depois de um temporal registrado na tarde de terça-feira (04), os quatro municípios que integram a Grande Ilha de São Luís podem lidar com mais chuvas nesta quarta-feira (05). O Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (NuGeo-UEMA) divulgou um alerta de chuva forte em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, que devem encarar um céu com muitas nuvens nas próximas 24 horas.
“Predominância de tempo nublado e com probabilidade de 73% de ocorrer chuva forte esparsa ao longo da Grande Ilha, a qualquer momento, sendo maior a probabilidade durante a madrugada e a manhã”, diz a previsão do tempo do NuGeo-UEMA para quarta-feira (5).
Além da previsão do NuGeo-UEMA, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para o Maranhão. De acordo com o Inmet, o alerta de perigo abrange 122 municípios maranhenses e tem validade até às 23h59 desta quarta-feira (5) nas cidades que formam o litoral do estado, enquanto o alerta das demais regiões é válido até às 10h.
A previsão do Inmet aponta que pode chover entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia nas áreas com alerta laranja, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. O Inmet ressalta que também pode haver corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Orientações
Em caso de rajadas de ventos, não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de alto risco, a população deve procurar ajuda junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Com informações do NuGeo-UEMA