Uma reviravolta no caso da família envenenada após comer um baião de dois em Parnaíba, no Piauí, ocorreu após a matriarca Maria dos Aflitos ter sido presa na última sexta-feira (31). Em um depoimento divulgado pelo Fantástico, da TV Globo, no domingo (2), a mulher confessou ter matado uma vizinha identificada como Maria Jocilene da Silva com café envenenado.
Maria dos Aflitos é apontada como cúmplice do marido, Francisco de Assis Pereira da Costa, no envenenamento que levou à morte de cinco pessoas de sua própria família. Francisco está preso desde o dia 8 de janeiro por envolvimento nas mortes de dois filhos e três netos da esposa.
A suspeita da polícia é de que Maria dos Aflitos tenha matado a vizinha Maria Jocilene na tentativa de incriminar a mulher pelas mortes de seus familiares e, assim, livrar o marido, Francisco de Assis, da acusação pelos homicídios.
De acordo com o delegado do caso, Abimael Silva, Maria planejava que a morte de Jocilene, por envenenamento, parecesse um suicídio. O objetivo, ao final, era atribuir a ela a culpa por todos os outros crimes, o que poderia levar à libertação de Francisco de Assis.
Segundo a Polícia Civil do Piauí, a motivação para os crimes seria econômica, já que o contexto familiar era de muita pobreza. A casa onde o crime aconteceu abrigava 11 pessoas.