Um peixe-boi foi resgatado, na tarde de terça-feira (11), nas águas próximas ao município de Primeira Cruz. O peixe-boi, que é uma fêmea, foi batizado de ‘Rutinha’, tem sete anos, mede 3,5 metros e pesa 450 quilos.
“Na verdade, ele não estava encalhado, vinha sendo monitorado pela Aquasis desde sua soltura feita no Ceará. O animal não estava se alimentando nem descansando. Aí solicitaram nosso apoio. A equipe da Associação conseguiu resgatar ele ontem, e nosso apoio foi para retirar da água e organizar o transporte”, explicou o capitão da 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar – Barreirinhas, Yury Calisto.
A equipe do Posto de Bombeiros de Santo Amaro deu apoio à Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) no trabalho de resgate, que foi executado com sucesso, garantindo a segurança do animal e dos envolvidos.
Após o resgate, foram iniciados os procedimentos para a reabilitação do animal. Ele será levado para Luís Correia (PI) e, em seguida, ao Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, em Caucaia (CE), onde passará por tratamento completo. Quando estiver pronto, o peixe-boi será reintegrado ao habitat natural.
Com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão