O primeiro fim de semana de fevereiro registrou uma explosão no número de casos de roubos de veículos no Rio de Janeiro. Ao todo, foram 827 roubos em todo o estado entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, uma média de 206 registros por dia. No ano passado, mais de 30 mil veículos foram roubados em território fluminense, uma média acima de 80 carros por dia.
De acordo com o portal G1, na última quinta-feira (30) foram anotados 174 roubos de veículos, enquanto na sexta (31) foram 192. No fim de semana, foram registrados 210 roubos no sábado (1°) e 222 no domingo (2). As áreas com o maior número de ocorrências foram do 20° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Mesquita; do 7° BPM, em São Gonçalo; e do 15° BPM, em Duque de Caxias.
Em meio aos reiterados casos de roubos de veículos, autoridades de segurança pública estiveram nesta segunda no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, para discutir o aumento do número de ocorrências.
Em nota, a Polícia Militar declarou que informações de inteligência indicam que lideranças do tráfico ordenaram roubos de veículo em série para “abalar a cúpula de segurança do estado, como forma de retaliação ao trabalho que vem sendo realizado”.